Programa de concerto

 

 

Shostakovitch, Dimitri

Abertura Festiva, op. 96 (1947)
 

Rota, Nino

Concerto "Soirèe" para piano e orquestra

Piano solista: Andrea Bacchetti
 

Prokofiev, Sergei

Romeu e Julieta - Suite n. 2 opus 64ter

 

 

ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ

Maestro: Gustavo Plis-sterenberg
 

 

8 de Abril de 2009 - Quinto Concerto

O maestro argentino Gustavo Plis-Sternberg e o pianista italiano, Andrea Bacchetti, dois artistas talentosos são os convidados para conduzir o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, na próxima quarta-feira.

Para o programa foram selecionadas três importantes obras do repertório clássico, "Abertura festiva, Op. 96", de Dimitri Shostakovitch; "Concerto "Soirèe" para piano e orquestra", de Nino Rota; e "Romeu e Julieta - Suite No. 02, Opus 64", de Sergei Prokofiev.

 

Solista: Andrea Bacchetti

O pianista, Andrea Bacchetti, jovem talento é um dos grandes nomes consagrados da música, que fez sua estreia em solo brasileiro em 2000 na Série Latina, da Secretaria de Estado da Cultural do Paraná. Dois anos mais tarde ele participou da série "Concertos do Meio Dia", no MASP, São Paulo.

Bacchetti, apesar da pouca idade, hoje com 32 anos, possui um currículo extenso incluindo participações nos principais festivais de música, assim como apresentações junto à orquestras européias, francesas, espanholas entre outras. Realizou inúmeras gravações de importantes obras destacando-se em diversas revistas especializadas. Em 2001 recebeu o Prêmio Especial Micheli, oferecido pela Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa e foi escolhido o melhor intérprete de música contemporânea pela instituição portuguesa. Conquistou também o Prêmio Veneza, de 1996. É considerado como um dos principais intérpretes das composições para piano de Luciano Berio - compositor italiano que se destacou no domínio da música experimental.

Entre os próximos projetos de Bacchetti estão planejados recitais no Konzerthaus de Berlim, no Gewandthaus de Lipsia, no MDR Sinfonieorchester, no Bellinzona Piano Festival e no Ravenna Concerts Festival com o Prazak Quartet. Mais concertos estão planejados com o Scala Quartet, o Istropolitan Chapel e o Prazak Quartet, no Real Theatre de Madrid e no novo Auditorium de Valladolid.